Atendimento SAC/Vendas via WhatsApp

É cada vez mais comum as empresas atenderem e se relacionarem com os clientes por meio de mensagens de texto utilizando o WhatsApp. A ferramenta oferece rapidez, baixo custo, a possibilidade de enviar audios, vídeos e imagens, gerando proximidade entre empresa e cliente. Mas, até onde vai a eficiência de comunicação?

O aplicativo WhatsApp tem se apresentado como uma ferramenta muito presente nas interações entre empresa e clientes. Mas, o aplicativo tem suas vantagens e desvantagens, e como qualquer outro meio é preciso usá-lo com bom senso.

 

 A ferramenta pode complementar um primeiro contato pessoal ou por telefone, acrescentando que é sempre interessante perguntar ao consumidor se é possível conversar pelo WhatsApp e sentir a reação dele.

O canal também pode ser usado para vendas e pós-vendas, em diferentes segmentos. Pode ser útil para complementar o contato, apresentando uma foto do produto, confirmação de horário, acompanhamento de entregas ou enviar informações sobre um pagamento em atraso, por exemplo.

Nem sempre as empresas estão utilizando a ferramenta da melhor forma, enviando um número excessivo de mensagens ou apenas tentando vender um produto, e dessa forma aborrecendo o consumidor. É preciso preparo para estar nesse canal, equipe de atendimento bem treinada e disponibilidade para responder as mensagens. Não adianta ter mais um canal de contato se não consegue atender de maneira adequada a demanda. Por isso, as empresas contratam serviços como o da DBM Contact Center.

DICA: Após estudos, aplicando em canais de atendimento a consumidores através do WhatsApp os conhecidos emoticons, a questão de interpretação do tom da mensagem, pode ser resolvido em 78% das mensagens relacionadas; (resultado de estudos envolvendo mensagem x mensagem), Este resultado foi o fator predominante para a disponibilização do reconhecimento automatizado por inteligência artificial das tonalidades entendidas nas frases utilizadas. Questões dos contatos ou respostas das empresas são sugeridos emoticons específicos ao final de cada análise para o aumento de produtividade;

Gostaria de ter um canal de vendas ou SAC via WhatsApp,  e assim atender melhor os seus clientes? Procure a DBM. Envie um e-mail para: comercial@dbm.com.br

Kelwin Willian

Gerente Comercial na DBM Contact Center.

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